Para quem nunca ouviu falar desta japonesinha temos um resumo da web(Wikipédia):
Tomie Ohtake OMC (Quioto, 21 de novembro de 1913 - São Paulo, 12 de fevereiro de 2015) foi uma artista plástica japonesanaturalizada brasileira. Aos vinte e três anos de idade viajou ao Brasil, para visitar um irmão mas não pode retornar devido aSegunda Guerra Mundial.
É uma das principais representantes do abstracionismo informal. Sua obra abrange pinturas, gravuras e esculturas. Foi premiada no Salão Nacional de Arte Moderna, em 1960; e em 1988, foi condecorada com a Ordem do Rio Branco pela escultura pública comemorativa dos 80 anos da imigração japonesa, em São Paulo.
Pela sua carreira consagrada Tomie Ohtake é considerada a “dama das artes plásticas brasileira”. Segundo o crítico de arte Ichiro Hariu, os artistas como Tomie Ohtake, Tikashi Fukushima, Manabu Mabe e outros são reconhecidos abstracionistas, representativos do Brasil, que contam com muitos apoiadores. Além de pertencerem ao grupo da geração de imigrantes do pré-guerra. Grupo esse constituído por imigrantes comuns que, após várias mudanças em suas vidas, despertaram para as artes plásticas e iniciaram seus trabalhos.
Tomie Ohtake é a mãe do arquiteto Ruy Ohtake.
Foi uma artista com alma pelo nacionalismo brasileiro e encontrou beleza onde muitos de nós não enxergamos nem sequer esperanças de um futuro melhor.
INSTITUTO TOMIE OHTAKE. |
Hoje o blog JOSIELEM SPICE homenageia essa incrível pessoa e artista por todas as pérolas da sua sabedoria despejadas sobre nossa pátria dourada.
DIRIGIDAS A ELA. |
Bem muitos de nós quem sabe nunca tenhamos ouvido falar dela,mas deixo com vocês as obras que essa japa-brasileira nos deixou como presente e como ela
mesma já dizia:"tudo é arte.só precisa ser descoberto."
Todo artista merece seu espaço e com ela não poderia ser diferente.
Esqueçamos a imagem de Tomie ohtake como morta e lembremos dela fazendo o que ela mais amava:trabalhar!
VIVA Á OHTAKE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário